quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

1º ANIVERSÁRIO

Palavras para quê?

(com som)

Simplesmente adoro-o! Sabia que ia estabelecer uma relação especial com ele mas nunca sonhei que tivessemos este tipo de ligação. Adoro-o como nunca pensei vir a adorar um animal, como se fosse família chegada. É chato, teimoso, arisco e desobediente quando quer mas, ao mesmo tempo, sabe ser de uma ternura sem limites e demonstrar o quanto gosta de nós. É o meu Timon e eu não o trocava por nada deste mundo!

Parabéns pelo teu primeiro ano meu monstrinho. Adoro-te!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Cães bebés para dar




Aqui na nossa urbanização existem muitos cães vadios. Como existem ainda muitos prédios em construção, suponho que os homens das obras vão alimentando os animais que se vão instalando e crescendo por aqui. Apesar de não apresentarem sinais de fome ou doenças, não deixam de ser cães sem dono, sem alguém que os acarinhe e que os proteja em caso de doença ou necessidade. E também, daqui a dois ou três anos, quando as obras sairem daqui, não me parece que os trabalhadores vão levar os cães com eles...

De entre os cães de que falo, existem pelo menos dois cachorrinhos que não devem ter mais de um 1,5 ou 2 meses. Deixo aqui o apelo para se alguém quiser um cãozinho ou conhecer alguém que queira, que me envie um email para timonstro@gmail.com.

São lindos, fofinhos e a julgar pela mãe e pelo cão que suponho que seja o pai, serão de porte médio e de pêlo curto. Um dos cachorrinhos era malhado em tons de castanho e o outro julgo que todo castanho. Vou tentar encontrá-los de novo para lhes tirar uma foto e publicar aqui.

Gostava muito que estes pequeninos crescessem e vivessem com família humana que os faça sentir amados e protegidos, sem nunca terem que experienciar a dificuldades que um cão vadio passa durante a sua vida. A quem puder ajudar, o meu obrigada!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Independência

Prestes a completar um ano, acho que o Timon está naquela fase em que quer 'ser grande' e que quer ter um quarto só para ele hehehehehe

Quase desde sempre, o Timon dorme no nosso quarto, na cama dele. Não que fosse uma coisa que nós quiséssemos, mas foi algo a que cedemos uma vez que quando ele era pequeno fazia 'birra' se nós o impediamos de entrar no quarto à noite.

No entanto, de há algumas semanas para cá, o Timon não mostra grande vontade de se levantar do tapete da sala para vir dormir para o quarto. Ao princípio insistiamos mas agora já nem isso fazemos. E mesmo quando vem sem insistência, já se está a tornar hábito levantar-se a meio da noite e ir dormir para o tapete da sala. Depois, já de madrugada, lá se decide a voltar para a cama.

Está feito um rebelde :p Qualquer dia começa a fumar e a dizer que quer fazer uma tatuagem hehehehe

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Chuva = lama :(

Primeiro que tudo quero justificar-me: têm sido umas semanas cheias de trabalho e com menos tempo para postar e cuscar os blogs vizinhos. Espero que a partir de agora melhore um bocadinho :s

Além do tempo ser pouco, tem andado também muito chuvoso. E isto, para nós que tentamos que Timon tenha exercício físico diário, é algo que nos torna a vida muito difícil. Não só porque por vezes não dá para fazer os passeios e o bicho fica com energia acumulada, como também porque os passeios que fazemos resultam sempre num sítio: banheira.

Como o Timon é o animal mais gentil e delicado que já conheci (NOT), correr desalmadamente, travar a fundo sem ABS e enrolar-se todo na relva molhada e enlameada, é o prato do dia. E como o pêlo dele é comprido, absorve toda a areia, lama e sujidade do jardim. Ou seja, quando chega a casa não dá para limpar de outra forma que não seja enfiá-lo na banheira e lavar-lhe as patas todas e muitas das vezes a barriga.

Ainda ontem, a lama era tanta que só não lhe démos banho porque já eram 10 da noite. Porque senão era banho certo tal era o estado do bicho.

Bom tempo, imploro-te, volta filho, estás perdoado! :p

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Pescadinha de rabo na boca

O Timon tem esta tara e cada vez está mais grave. É obsecado com a própria cauda e diverte-se (se se pode chamar divertir) a persegui-la. Parece um tresloucado às voltas a segurar na própria cauda.

Tal é a obsessão que nós mandarmos parar não lhe interessa minimamente. Parece que enquanto não se contentar com o número de voltas a dar, não fica descansado.

Esta tara começa-me a preocupar porque ele agora, como tem aquela cauda que mais parece um espanador profissional, arranca madeixas de pêlo e come-as! Sim, come-as!!!

Às vezes parece que não se apercebe que a cauda é dele. Como ela é comprida e anda sempre no ar, quando ele dá uma volta ou faz uma curva, apercebe-se que ela está ali e zás, toca de a apanhar e andar aos rodopios desalmadamente!

Será que, tal como se costuma dizer, é verdade que os cães ficam malucos de fazer isto? O meu cão já é maluco por si, não quero que a coisa agrave por causa deste hábito. Certo certo é que normalmente as obsessões não são nada saudáveis e isto é sem dúvida uma obsessão que o animal tem...


domingo, 17 de fevereiro de 2008

Elegância canina

Quem lê este blog já há algum tempo, sabe que o Timon sempre foi muito difícil de alimentar. Um cão que simplesmente dizia não à ração que lhe punhamos à frente e só com artimanhas e engodos é que conseguiamos que comesse qualquer coisa da quantidade diária recomendada.

Sempre achei que por não comer muito é que ele era assim 'elegante', tendo passado por um período em que realmente o achava magro.

Mas felizmente tudo isso mudou! Antes de mudar para a ração de despiste de alergia, e sem conseguir perceber porquê, o Timon começou a comer de forma normal. Não é que fosse a correr para a tigela assim que eu punha a ração, mas passado um bocadinho lá ia ele.

Com esta ração de despiste é o paraíso para qualquer dono com um cão esquisito! Pelo menos para nós foi. Assim que falo em 'papa' lá vai ele atrás de mim. Eu acho que o animal nem respira até conseguir lamber o fundo à tigela e quanto mais eu pusesse, mais ele comia como se não comesse há dois dias. Quando acaba de comer fica com ar de coitadinho a olhar para nós como se a perguntar se não há mais... E posso até dizer que lhe pomos mais do que a dose recomendada para o peso dele.

No entanto, o nosso rapaz é mesmo de constituição mais magra. Apesar de há dois meses andar a comer extremamente bem, continua a pesar os seus elegantes 30/31kg. Na realidade também é um cão que faz muito exercício e que gasta muitas energias tanto fora de casa como dentro.

O dono é que não fica contente com esta situação e anda sempre a queixar-se que está magrinho e que está magrinho. Pela ordem de ideias dele, devia-mo-lo enfardar que nem um porco para que engorde mais. Por mim, eu acho que é como as pessoas. Há pessoas que têm um metabolismo mais acelerado do que outras e desde que ele seja saudável e que coma como deve ser, não tenho qualquer razão para tentar mudá-lo.

Quero ver daqui a uns anos quando ele abrandar o ritmo e se começar a engordar, se o dono também se vai queixar que está gordo...

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Mais uma dia, mais uma vergonha

Hoje lá fomos novamente passear o Timon, oferecendo-lhe mais de uma hora de brincadeira intensa com vários amigos de quatro patas. Pois, tudo isto seria muito bonito se o meu Timon adorado (leia-se 'adorado' da forma mais sarcástica possível) não fosse o destrambelhado que é.

Quando saímos com ele e o soltamos já sabemos que temos que ter quatro olhos em cima dele porque ele tem a concentração de um peixinho dourado e tudo lhe chama a atenção. Pode num segundo estar muito bem, como ver um saco de plástico a voar e ir a correr atrás dele. Quem diz um saco de plástico, diz um papagaio que um pai está a lançar com o filho, todas e quaisquer bolas que lhe chamem a atenção, independentemente de estarem a ser utilizadas por outras pessoas, etc, etc, etc...

Hoje, como se isso não fosse suficiente, decidiu fixar-se no chapéu de uma criancinha que estava deliciada com o grupo de cães no qual estavamos inseridos. Devia ser uma criança com cerca de dois anos, que andava ali no meio dos cães sem absolutamente medo nenhum (adorei ver). No meio daquilo tudo o chapéu da criança cai e CLARO que o monstrengo tinha que ver naquilo um brinquedo. Pegou no chapéu e começou a correr feito louco como se tivesse ganho a lotaria.

Imaginem o meu pavor e o do dono quando vimos a correr no meio da relva a abanar a cabeça como que a matar o chapéu ao abanão. E escusado será dizer que aquilo foi um jogo do apanha que estava condenado à partida. Foi preciso várias bolas imaginárias a serem atiradas da minha mão em plena corrida para que ele, atraído pela busca da bola, largasse o chapéu.

Quando finalmente conseguimos apanhar o chapéu, estava um bocado mais sujo, langonhado e não sei se totalmente intacto. Eu ainda perguntei à mãe da criança se estava estragado, ao que ela respondeu que não e guardou-o todo enrolado.

Resta-me salientar que a história podia ter acabado comigo a pagar um chapéu novo não fossem aqueles pais terem tão bom humor e terem levado tudo na brincadeira. Na minha sincera opinião, pelo pequeno vislumbre que tive do chapéu pós-Timon, acho que nunca mais vai ser usado... pode ser que esteja enganada :s

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Como novo!

No post anterior mostrei como o Timon foi capaz de destruir um 'funil' que é suspostamente feito para eles não destruirem. Pois bem, quarta-feira de manhã destruiu o segundo que eu tinha comprado. Quando cheguei da hora do almoço nem sequer o tinha na cabeça. O único vestígio era a ligadura à volta do pescoço, que servia de aperto para o 'funil' (como podem ver na 2ª foto).




Resultado: nessa tarde, porque não tinha tempo de ir comprar um na hora do almoço, ficou com um funil resultado de um trabalho de restauração do primeiro exemplar. Um corte aqui, uma colagem aqui e muita fita adesiva extra-forte e lá ficou. À noite a nossa amiga veterinária tirou o ponto que era preciso tirar e declarou que a cicatrização já estava feita e já podia correr à vontade. Foi sorte porque assim já não lhe tive que comprar um funil para o dia seguinte (ou para a manhã, porque de certeza que não durava o dia todo).

Na quinta-feira à noite lá o levei ao jardim para correr à vontade e brincar com a amiga Maggie. Estava mesmo a precisar... e nós também! Mas como a energia acumulada é muita, ontem à note e hoje de manhã já dava novamente mostras de loucura... Lá foi o dono com ele para a Expo pô-lo a fazer exercício. Diz o dono que antes de o soltar ele babava-se incontrolavelmente de tão ansioso que estava por correr de um lado para o outro. Mais tarde fui lá ter com o meu afilhado e foi brincadeira durante mais uma hora. O monstrengo chegou exausto a casa, o que foi óptimo :)




Por isso é oficial: o Timonstrinho está 100% recuperado. E relativamente ao mito de acalmarem, pelo menos para o Timon é uma redonda falsidade. Mas também nós já desistimos de o comparar com os parâmetros ditos 'normais' :p


terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Porque o meu cão teima em ser diferente...

... tinha que estragar até aquilo que é feito para não ser estragado. O funil com que tem que andar até ao final desta semana não resistiu às investidas do monstrengo um dia inteiro.

Bastou termos deixado o Timon sozinho durante o dia de ontem para, quando cheguei no fim do dia, deparar-me com o seguinte espectáculo:


O funil estava todo comido na parte dos encaixes (fê-los desaparecer por completo) e apenas estava preso pelo fio atado à volta do pescoço. Apesar da asneira, não consigo deixar de me rir sempre que chego e me deparo com espectáculo destes.

Resultado: lá fui eu às oito da noite à procura de um novo funil pelos veterinários das redondezas. Ao terceiro lá consegui encontrar um que tinha o tamanho dele. Paguei quase o triplo do preço do que pelo primeiro mas pronto... Será que quarta-feira ao fim do dia terei que ir comprar outro?

É Carnaval


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Energia acumulada

Alguém consegue explicar ao meu monstro que até ao final da semana não convém correr, saltar, fazer trinta por uma linha (a toda a hora)? É que ele parece não compreender muito bem esta definição... nem bem nem mal... simplesmente não percebe ou escolhe não perceber!

E quem se lixa são os donos que têm que controlar um cão hiper energénico... Não é tarefa fácil, não é não, e ainda só vamos no início da semana. Não quero pensar como vai ser daqui a dois ou três dias :s

Nunca mais chega o final da semana :(

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Pêlo, pêlo e mais pêlo

Uma pessoa que não saiba do nosso 'drama' e que entre em nossa casa logo de manhã, deve pensar "Porra que gente mais porca, já não deve limpar o chão há semanas". Pois é, mas quem nos conhece e de certeza que muitas das pessoas que têm um golden retriever, sabem exactamente o que se passa e qual é a nossa cruz... o pêlo, o interminável e infindável pêlo.

Aspiramos todos os dias, quando possível mais do que uma vez por dia e mesmo assim é impossível manter a casa livre de pêlo de Timon. Ele ainda por cima está com o pêlo enorme e cai-lhe como se não houvesse amanhã! Não sei como é que animal não fica careca.

Começamos a aspirar numa ponta da casa, e quando chegamos à outra ponta mais valia começar tudo de novo porque o pêlo tem a propriedade da multiplicação :s Ainda por cima a nossa casa apanha sol mesmo de frente a tarde toda e o chão é relativamente escuro. Resultado: pêlo, pêlo e mais pêlo :s E não, não estou a falar só pelos cantos... estou a falar por todo o lado, de tal forma que é complicado andar sem pisar pêlo... E mais uma vez reforço: ASPIRAMOS TODOS OS DIAS!!!

Será que um golden com um corte de cabelo à pente 2 ficaria muito mal? :p E antes de termos o Timon ainda o dono se queixava que eu largava muito cabelo pela casa... Mal sabia ele o que o futuro lhe reservava heheheh

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Já está.

O Timon foi castrado hoje de manhã e correu tudo muito bem.

Confesso que fiquei super angustiada durante todo o processo, quando sabia que estava a acontecer. Tal foi que há três noites que ando a dormir muito mal a sonhar com isto.

Tive a felicidade de ser acompanhada por uma amiga (que está a acabar veterinária) à qual não consigo agradecer o suficiente. Foi ela que me levou e ao Timon até à Faculdade de Medicina Veterinária (onde foi a cirurgia), acompanhou a cirurgia na sala e que, assim que ele saiu da anestesia, me ajudou a traze-lo para casa. Às 9h30 ele entrou para a preparação e às 11h30 já estávamos a sair do hospital da faculdade com o Timon. Mais, assim que ele saiu da sala da cirurgia, ela mandou chamar-me e eu pude estar com o meu monstrinho enquanto ele acordava.

Também tive sorte porque quem calhou a fazer esta cirurgia foi um cirurgião plástico e, por isso, o Timon não vai ficar com nenhuma cicatriz (não que isso interesse para alguma coisa mas pronto). Os pontos são todos absorvíveis menos um (que a minha amiga tirará daqui a uma semana) e ele vem sem penso no local.

A parte que vai demorar mais tempo a recuperar é o pêlo dele. Raparam-lhe ali aquela zona e ele está pronto para vestir o biquini no verão :p Sempre são menos uns que caem cá pela casa hehehe

Mas é engraçado porque mesmo com anestesia, o Timon nao deixa de ser o Timon. Diz a minha amiga que eram três e que se viram 'gregos' para o manter quieto. Até ficar KO (inconsciente) com a anestesia, não acalmou um bocadinho. E eu também pude observar isso mesmo quando foi para o transportar até ao carro. Quando ele saiu da anestesia quis logo dormir mas assim que começámos a empurrar a maca até ao carro, apesar de não se aguentar nas patas, ele fazia tudo por tudo para saltar da maca. Não fossemos nós e ele tinha saltado para o chão. Só descansou novamente no carro.



É nestes momentos que uma pessoa se apercebe ainda mais do quanto o nosso animal representa para nós. Foi uma cirurgia extremamente segura, incentivada por mim, e mesmo assim eu sentia-me impotente ali na sala de espera, a tentar distrair-me a fazer o Sudoku do Destak. Vejam bem que nem as diferenças consegui encontrar todas, tal era a minha ansiedade.

Quando o vi, já depois da cirurgia, na maca a dormir descansadinho, o meu coração acalmou. Sabia que o meu Tiquinho estava ali, em segurança, que já tinha passado e que agora podia vir para casa comigo descansar, para tomar conta dele.

Podem achar que é pieguices a mais da minha parte (e quem me conhece sabe que não sou uma pessoa muito piegas) mas foi realmente aquilo que senti...