quinta-feira, 31 de julho de 2008

Fim-de-semana comprido

Fomos passar o fim-de-semana passado com a Maggie e os donos para a casa que os meus avós têm na terra deles. A casa tem dois pátios bastante grandes que deu para o Timon e a Maggie gastarem as energias todas (as do Timon duraram muuuuiiitoooo mais tempo). Coitada da Maggie, passado um tempo já só queria descansar mas o Timon sempre em cima dela, a mordiscar-lhe as orelhas e a saltar-lhe para cima como que a fazer um 'moche', etc e tal. Tal era a insistência dele e o desespero dela que chegámos a ter que separar o Timon da Maggie a ver se ele acalmava mas as pilhas dele pareciam inesgotáveis...

No Sábado ao fim da tarde fomos a um sítio lá perto onde corre um riacho e onde eles puderam brincar deliciados na água. Mais uma vez, durante o percurso até encontrarmos o sítio ideal para o banho dos bichos, difícil difícil foi segurar o Timon na trela quando ele está todo excitado e com água à vista. Tira a paciência a qualquer um!

Mas no fim de tudo, foi muito bom! Ele finalmente gastou as energias e a noite de Sábado e a manhã de Domingo foram super pacíficas e calmas.

No Domingo nós os três rumámos à casa do avô do dono. Lá também não teve descanso porque o amigo Serra da Estrela já está mais magro e parece que ganhou "alegria de viver" (se me estão a perceber...) e de vez em quando lá ia atrás do Timon e este sempre a desviar-se dele.

Na Terça-feira regressámos a Lisboa e só aí é que o monstrengo conseguiu repor as suas energias. Ontem passou o dia quase todo a dormitar, muito calminho :)




domingo, 27 de julho de 2008

Sequinha sequinha...

Hoje decidi elogiar o meu cãozinho ;)

Bem sei que muitas das vezes as peripécias que relato não abonam muito a favor dele e, por isso mesmo, também tenho que falar das coisas boas que tem. E o aspecto que hoje quero exaltar é o facto de ele NÃO SE BABAR!

Sei que a baba a escorrer da boca é uma característica comum em muitos cães, principalmente nos grandes. Alguns Goldens que conhecemos babam-se como se não houvesse amanhã, o que por vezes se torna um pouco incómodo. Ao menos o Timonzinho pode ter muitos "defeitos" mas babar-se não é um deles. Aquela boca anda sempre sequinha :)

E assim aqui fica o meu elogio de hoje!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Reflexo condicionado

O Timon não é um cão fácil de ensinar. Em casa responde muito bem mas na rua prefere andar atento ao que o rodeia do que receber um biscoito por se portar bem :s Apenas com dois ou três meses conseguimos ensinar-lhe o sentar, deitar, dar a pata. O andar junto tem sido uma batalha constante. Se ele fosse burrinho, coitado, eu desculpava. A questão não é essa! Ele aprende SOMENTE E APENAS aquilo que lhe interessa aprender.

O sentar é o que ele faz melhor, calmo ou excitado, obedece 95% das vezes. O andar ao lado já é outra conversa. Quando o vamos passear de trela vamos sempre a insistir. No entanto ele normalmente adianta-se porque a energia é demasiada e para ele andar devagar ao lado deve ser como dizer aos pássaros para andarem e não voarem :s Normalmente paramos para ele não poder avançar mais e dizemos 'junto'. Ele, coitado, não tem outro remédio e muito resignado dá um passo para trás como que a perguntar se é o suficiente. Nós insistimos e ele lá vem em marcha-atrás até estar ao nosso lado. Mas pronto... é uma batalha que nós havemos de vencer.

Isto tudo para dizer que é um interesseiro de primeira apanha. Ele sabe bem identificar os comandos. Simplesmente opta por ignorar.

Tanto não é parvo que até apanha os estímulos que não lhe ensinamos. Vou quase todos os dias passear com ele para o jardim, vamos ter com a Maggie e os donos e normalmente comunicamos o encontro por mensagem. Pois não foi preciso mais de uma semana para ele perceber que ao fim do dia quando ouve aquele toque vindo daquela coisa cinzenta, isso significa ir brincar com a amiga para o jardim. Mesmo que eu receba uma mensagem ao fim da tarde que seja de outra pessoa, ele vem para ao pé de mim todo irrequieto para eu me despachar para sair.

Tal é que no outro dia recebi uma mensagem e não fui ter logo com o telemóvel de propósito e como diz o ditado "se Maomé não vai à montanha,...". Lá veio ele ansioso como que a dizer "Não ouviste, não ouviste, aquilo tocou, aquilo tocou, vai lá ver...".

É muito esperto... para o que lhe interessa!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Está calor...

sábado, 19 de julho de 2008

Lama não é uma alimentação correcta

A lama não é um bom alimento. Toda a gente sabe disso, todos menos os animais tresloucados como o meu monstrengo. Ontem apanhou um bocado de relva na Expo que estava revoltada e toda empapada. Não sei porquê, mas atrai os cães. Vão para lá a correr como se estivessem a distribuir pipocas ou assim. O meu, não contente por cheirar ou dar uma dentadinha como os outros, pôs-se ali a comer lama como se a vida dele dependesse disso. Além disso, ainda decidiu que o melhor mesmo era esfregar-se ali bem esfregado. Sei lá, just in case :s

Até eu chegar ao pé dele para o tirar de lá ele ainda conseguiu comer ali um bom prato de lama.

O resultado desta brincadeira foi ter chegado a casa e não ter parado senão na banheira para tirar a lama das zonas afectadas e uma manhã a vomitar tudo o que comeu desde então. A comida da noite e a de hoje de manhã saiu toda direitinha. Cada uma das bolinhas de ração intactas (ele nunca as trinca. Como tudo na vida dele, também a comer é à bruta).

Passou todo o dia deitado com ar de coitadinho mas durante a tarde já não vomitou. Amanhã já está pronto para outra asneira. Eu é que não...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

O monstro adormecido

Ultimamente, quando chegamos a casa ao fim do dia, deparamo-nos com o monstrengo ainda ferradinho no sono da tarde. O chalé (casota) dele está numa ponta da varanda virada para a janela da sala que é para quando chove, a chuva não entrar lá para dentro, e ao lado da casota normalmente coloco o entendal da roupa com o edredon dele a servir de toldo para ele se abrigar do sol que bate na varanda da parte da tarde. Assim, não tem sido raro encontrá-lo deitado entre no bocadinho de espaço entre a casota e a janela da sala. Não percebo porque é que ele gosta tanto daquele bocadinho. Mesmo quando estamos em casa, não é raro ir lá dar com ele deitado. Ali está todo apertadinho naquele cantinho.

Aqui ficam as fotos do belo adormecido. Não tenho nenhuma dele no nicho mas tenho dele dentro da casota. Foi a única que o apanhámos (o dono apanhou) dentro da casota a dormir.

O mais engraçado é vê-lo acordar quando abrimos a janela, todo estremunhado eheheh. Lindo de se ver.




domingo, 6 de julho de 2008

Praia

Ontem ao fim do dia levámos o monstrinho à praia. Foi muito bom :) Ele adora.

A pior parte realmente foi esperar que a praia ficasse realmente vazia para podermos nós ir. Chegámos por volta das 19h15 e até entrarmos na praia ainda esperámos cerca de 30 minutos. Ele puxava, ele mexia-se, ele sei lá mais o quê... Finalmente lá fomos e foi o delírio animal.

Ainda encontrou um labrador com quem brincou um bocado e, claro, o jogo "Busca a bola" foi uma constante. Eu a ver e a tirar fotos e o dono a atirar a bola e a correr dum lado para o outro ;)






terça-feira, 1 de julho de 2008

Férias

Acabei de marcar 5 dias de férias para mim e para o dono, fora do país no princípio do mês que vem. O monstrengo vai ficar em casa. Virão para cá morar dois amigos durante três dias e a 'madrinha' durante mais três para que ele fique no seu elemento (porque também convenhamos... não consigo 'espetar' o bicho em casa de ninguém. Não é seguro nem para essa casa, nem para a minha carteira!).

No entanto vão ser umas férias agridoces. Nunca estivémos assim, sem um dos donos estar com ele pelo menos durante a noite. Longe dos donos durante uma semana... Sei que vou ficar muito ansiosa e com imensas saudades.

Mas caramba, também já merecemos... É preciso espairecer, mudar de ares, e infelizmente desta vez o monstrengo não pode vir... Sei que vai ficar muito bem entregue :)

Agora só tenho que ver para onde poderei ir mais uns diazitos, mas isso já cá em Portugal e para um sítio onde possa fazer férias em família (leia-se, que possa levar o Timonstrinho).