sábado, 28 de julho de 2007

Evoluções do foro urinário


Há uma semana atrás mudei de trabalho e, além de ficar a 15 minutos de casa, tenho uma hora e meia de almoço, o que me permitiu passar a vir almoçar a casa. Acho que tem sido óptimo para a habituação do Timon relativamente aos xixis na rua. No primeiro dia, milagre dos milagres, não houveram xixis durante o dia todo, somente quando o levei à rua ao almoço. Nos outros dias faz um xixi durante a tarde mas é só isso. E à noite também já são mais as vezes que não faz do que as que faz.

Vamos pelo bom caminho! Espero que mais um mesito e as coisas já estejam afinadas e o chão da minha cozinha sempre sequinho :)

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Vejo uma luzinha ao fundo do túnel

Conforme prometido à "stora" do Timon, cá fica a boa notícia: HOJE O TIMON RESPONDEU BEM AO TREINO!!!!!!! Não posso dizer que foi óptimo mas garanti damente foi o melhor treino desde que estamos a treinar o andar ao lado!

Mas uma coisa também digo. Fazer este tipo de treino é melhor que ir ao ginásio! É cá uma estafa!!! A mim só me dá vontade de rir. Devo parecer cá uma maluca a tentar chamar a atenção do cão, mas os cheiros, ui os cheiros... desorientam-no! Não vê mais nada do que a cegueira de seguir os cheiros que sente no chão. Bem eu podia estar ali nua a dançar o tango que ele ia-me ligar exactamente a mesma coisa! O segredo eu sei bem qual é: o biscoito, mas conseguir que ele se interesse por ele é outra luta...

Ai os dentes!

O Timon está na fase da troca dos dentes. Com os da frente foi tudo pacífico e relativamente rápido. Agora com os caninos e os dentes mais atrás é que nossa senhora! Neste momento tem sete caninos porque dos de leite ainda só caiu um de baixo e já estão a nascer os quatro novos. Os dentes entre os caninos e os molares lá do fundo também estão todos cambetas e a cair aos bocados.

Coitadito do bicho, é que nem comer como deve ser consegue! Às vezes dou-lhe um biscoito e parece um velho desdentado a tentar comer um bocado de maçã rija. Aquilo rebola ali dentro da boca de um lado para o outro e acaba por cair no chão...

E se este animal é de alimento...

terça-feira, 24 de julho de 2007

Otite!


Quem olhar para as orelhas do nosso cão há-de achar que os donos não lhe fazem a higiene apropriada. Nos últimos tempos o animal cria mais cera do que aquela que lhe conseguimos limpar. As orelhas são limpas diariamente e vão sempre umas quatro cotonetes negras de sujidade para o lixo.

Hoje o dono lembrou-se de investigar na internet o assunto e descobriu que poderia ser uma otite causada por parasitas (que eu já desconfiava porque ele já teve uma otite destas quando veio para nossa casa) e, lá em algum sítio na net, dizia que uma otite podia levar à surdez. Isto foi logo motivo para despertar nele a sua faceta hipocondríaca, que se manifesta quando alguém próximo dele (exclui-se ele próprio porque quando se trata dele está sempre tudo bem) manifesta a possibilidade de não estar a 100%.

Por ele, tinha saído do trabalho logo a meio da manhã a correr com o cão para o veterinário. Até me assustei quando lhe atendo a chamada a meio da manhã e a primeira pergunta que me faz é "O veterinário está aberto à hora do almoço?".

Fomos ao fim do dia porque se não fosse hoje já o imagino a olhar fixamente para o cão a ver se dava sinais de estar mais enfraquecido, a testar-lhe a audição e até a ter dificuldade em dormir porque iria matutar inúmeras maneiras do cão vir a sofrer lesões permanentes devido a esta otite.


Resultado: as nossas suspeitas confirmaram-se - é uma otite. Para não estar novamente a tomar antibióticos vai fazer umas lavagens com uma solução específica e quando fizer a próxima desparazitação externa, vai fazê-la com um produto que também elimina os parasitas dos ouvidos.

Pergunta do dono quando saímos do veterinário (só eu entrei na sala da vet): "Perguntaste se existe algum teste para verificar se ele ouve bem?" :s

Nestum mel

foi o que eu encontrei ontem, espalhado (ou melhor dizendo, colado) por toda a cozinha, quando cheguei a casa do trabalho! Ora o sr. dono deixou a embalagem em cima da bancada da cozinha ainda com cerca de 1/4 de pacote de Nestum e o sr. Timon tratou de, durante a manhã, esvaziá-la e, pelo que estava na cozinha, deve ter enfardado ainda bastante.

Escuso-me de dizer o nojo do cenário. É que o Nestum misturado com a baba de cão torna-se uma papa nojenta que seca e fica tipo pedra-cola. Já para não falar no pêlo! Ainda agora hoje lhe encontro crostas de Nestum nas patas (ontem tinha nas orelhas, no focinho, no pescoço...) que não são nada fáceis de tirar.

sábado, 21 de julho de 2007

Hummmm

Ora se aquela cama é minha e sou eu que estou a tirar a fotografia, o que está mal nesta imagem?


Tem um amor desmesurado pela nossa cama. É só ver a cancela aberta e lá vai ele. Desde que para lá vai que não permitimos que ande de um lado para o outro. Se quer lá estar, tem que estar deitado. E é engraçado porque esta regra não demorou tempo nenhum a interiorizar. Quando lhe convém...

Cama: tentativa #3

Costuma-se dizer que à terceira é de vez! Espero que sim... É porque não é fácil (nem barato) encontrar camas grandes. Ainda por cima, como ele gosta de dormir de lado todo esticado, também não achei que uma cama de plástico fosse a melhor escolha porque o obrigaria a dormir enrolado. Esta até não foi nada cara comparando com o que tenho visto por aí (é da Ikea e mede 75x94cm).

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Saudades :(

Este post é dedicado à Kika Maria Chimbaco Banana, a gata da minha graaaaande amiga Rita que, infelizmente, morreu atropelada esta quarta-feira.

Uma gata que passou por gato durante uns meses (nas primeiras semanas chamava-se Quico) e que mais tarde se veio revelar uma Kika (heheheh). Catita, para ti, muita força e muitos beijinhos!

Miau :'(

terça-feira, 17 de julho de 2007

Compra-se

comando com a função de "mute" que funcione em cães monstrengos. Qualquer preço!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Cada um tem a sua tara

O "ninho" do Timon é na cozinha, num cantinho. Como é lógico, é aí o sítio oficial da sua cama. No entanto o Timon tem uma tara por esse colchão. De dias a dias lá chegava eu a casa e deparava-me com o raio do colchão (note-se que feito de propósito para o menino) em cima de uma poça de xixi. Já perdi a conta às vezes que o lavei (ainda por cima, aquele colchão demora vários dias a secar porque é feito com duas placas de esponja e custam a secar entre elas).

No outro dia achei que já chegava! Agora que já não o fechamos na cozinha à noite, ele prefere dormir no corredor à porta do nosso quarto do que ir para o "ninho" dele na cozinha. No corredor só tinha um tapete para se deitar durante o dia e, por isso, coloquei-lhe o colchão por baixo do tapete para ele ter maior conforto à noite. No entanto, apesar da minha boa vontade, a tara do animal é mais forte! Chego a casa no outro dia e lá estava a cama em cima do xixi... na cozinha!!! O bicho deu-se ao trabalho de arrastar a cama pela casa toda até à poça de xixi! Foi a gota de água (digamos). Agora, até lhe arranjar nova cama, dorme no tapete que também é bem bom. Ora se é!

Evoluções (mas quase nenhumas)

não são muitas de facto :(

Tirando o facto do treino ter corrido sem incidentes de maior em termos de confrontos dona/monstro, foi um treino... como hei-de dizer... muito fraquito. Já me estava a frustrar (mas acho que ele não se preocupa muito com isso)! Até parece que o animal não passou uma hora completa no transito para chegar à escola! Ele esteve na fila comigo!!! Seria de esperar que quisesse que tivesse valhido a pena.

Eu bem lhe dizia isso mas ele não estava muito interessado no que eu dizia. Nem nisso nem nos biscoitos que tinha na mão e lhe abanava à frente do focinho. O chão e os outros cães e as outras pessoas que não eu é que são interessantes (especialmente a treinadora), isso sim! Feito por ela parece fácil, facílimo!

Comigo é à base do interesse. Tenho um biscoito que lhe 'cheira' na mão e lá vai ele, não tenho e nem para mim olha. E o pior é que o menino se farta muito rápido dos mesmos. Acho que vou lambuzar as mãos de mel antes de cada treino e assim ele não desgruda :s


E agora só uma nota para os senhores das obras na 2ª Circular: POR FAVOR ACABEM ISSO DEPRESSA! É QUE DEPOIS DE UM DIA DE TRABALHO, FAZER 40 MINUTOS ATÉ A CASA E DEPOIS UMA HORA ATÉ À ESCOLA, É MUITO PARA UMA DONA SÓ!!!!!

domingo, 15 de julho de 2007

Treino agridoce

Normalmente, por questões de gestão de tempo, eu vou com o Timonstrinho ao treino durante a semana (2ª, 3ª e 4ª) e o dono vai com ele ao Sábado e Domingo. Hoje ele não pode ir e, por isso, lá fui eu.

Já sabiamos que brevemente o Timon evoluiria para o treino seguinte - o andar ao lado. Estávamos desejosos que ele passasse para a classe seguinte (como nós costumamos dizer) e foi hoje :) Pela primeira vez a treinadora, ao fim de cerca de 15 minutos de eu estar a fazer o treino do costume, disse para fazer uma pausa. Fiquei toda contente porque fazer uma pausa significava que ele ia evoluir no treino e passava a fazer períodos mais longos.

No entanto, a minha alegria foi relativamente curta porque a segunda parte do treino foi desastre. Além de ser muuuuuuito mais difícil do que parece gerir todas as regras que temos que seguir - a trela na posição correcta e o biscoito para lhe dar (tudo na mesma mão), as mudanças de direcção para corrigir a posição, etc. - o Timon, com tanta ganância de comer o biscoito, mordia a trela, que talvez por azelhice minha, metia-se entre a boca dele e o biscoito. A partir daí foi o descalabro, com cerca de quatro episódios de "recusa-se a largar a trela; rosna; apanha no focinho" a sucederem-se...

Resumindo a coisa, por orientação da treinadora, no fim do último episódio de fúria do gremlin, saí da escola a ralhar com ele até chegar ao carro e a partir daí tem sido completamente ignorado. Como forma de castigo, não iremos interagir com ele até ao fim da noite. Tenho pena dele, custa-me perceber pelo canto do olho que anda de orelhas descaídas atrás de nós (nota-se que percebe nitidamente que está a ser castigado porque nem tenta pedir brincadeira). Mas tem que ser! Ele tem que perceber que rosnar para os donos não é aceitável.


NOTA: Não quero dar uma ideia errada do Timon. Regra geral é um cão bom. O problema é que como a nós - os donos - não nos compete apenas brincar mas também impor limites, é só connosco que às vezes surgem problemas. Com as outras pessoas ele é um bebézão de 20 kg que só quer brincadeira e que nunca magoaria alguém intencionalmente. Tenho total confiança nisso!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Mississipi river

é o que eu encontro na minha cozinha quando chego a casa depois de um dia de trabalho. O bichito faz na rua e tudo mas ainda não se aguenta nada. Se não formos com ele à rua muitas vezes, ele descuida-se em casa, e portanto durante um dia inteiro o rio vai crescendo significativamente...

A boa notícia é que de noite já está muito melhor. Houveram duas noites que não fez nada (milagre) e as três últimas só um xixizinho pequenino. Os fins-de-semana são óptimos porque mesmo quando saímos por três ou quatro horitas e ele fica em casa, regra geral não faz nada.

Ah, e uma coisa muito boa, há já bastantes semanas que as necessidades mais mal cheirosas são só feitas na rua. Só isso já é uma mudança muito positiva porque este cão, pelo cheiro das ditas cujas, é completamente podre por dentro :)


quarta-feira, 11 de julho de 2007

"Mas ó senhor guarda, o meu cão comeu esse documento!"

... é aquilo que eu vou ter que argumentar se, durante este ano, for mandada parar pela polícia e me pedirem os documentos do carro. É que só tenho metade do papel da inspecção! Será que também é válido assim???



Por sorte, escolheu o documento que menos falta faz. Felizmente o registo de propriedade saiu ileso (apenas com umas pequeninas marcas de dentes).

terça-feira, 3 de julho de 2007

Ao escrever o post de ontem apercebi-me

que este animal está enorme. E é através de comparação directa que dá para perceber. É só ver a foto do post de ontem em que ele está a dormir na cama dele e a fotografia que tirei há um mês atrás que está no post sobre a criação dessa mesma cama. E atenção, o espaço é o mesmo, o cão é que cresceu, e chiça como cresceu!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Não, não é o único :)

No Sábado ao final da noite fomos dar uma volta com o Timon à Expo e foi aí que os encontrei... um casal de donos de uma Golden Retriever com cinco meses que também se virava aos donos. Pensava eu que estava sozinha no mundo :p e afinal não, aquela cadela com cinco meses também tenta afinfar nos donos quando está para aí virada.

Até achei graça ao comentário do dono em relação a nós: "São os primeiros donos honestos que encontramos!" (acho que eles também se estavam a sentir incompreendidos e solitários nesta batalha que é ter um cão desorientado e desafiador e só encontrar donos com cães dóceis e submissos :s)

As boas notícias é que o Timon nos últimos dias tem-se portado melhor. Nem tudo são rosas (como é o exemplo da mordidela que me deu hoje porque não queria largar um lenço que apanhou na rua) mas tem estado melhor.