sexta-feira, 31 de agosto de 2007

A Maria

O Timon tem uma 'namorada' desde que veio para nossa casa. Sempre foi a sua companheira e não passa um dia que não ande de volta dela a mordê-la, a dormir junto dela, a abaná-la pelo ar e também a dedicar algum tempo a 'namorar' energicamente com ela (ainda que por agora seja de forma inocente). É preta, fofa e não larga um único pêlo que seja :p

Carinhosamente, e porque já faz parte do nosso dia-a-dia cá em casa, apelidei-a de Maria e não se enganem, o Timon só se mete com ela e com mais nenhuma. Ele sabe que é a Maria dele e é só dela que gosta, não demonstra qualquer interesse pelas outras cá de casa.

Se quando era pequenino se deitava em cima dela para dormir e arrastava-a a custo, hoje em dia pega nela e leva-a com a maior das facilidades para onde quer. Sim, porque onde está o Timon, a Maria não anda longe nem esquecida por muito tempo!

Apresento-vos a Maria do Timon...

... quando se conheceram foi paixão à primeira vista...



... e hoje em dia a paixão continua a crescer :)




quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Hoje sinto-me culpada

Na escola do Timon adoptámos um novo estilo de treino desde o início da semana, para ver se o canito respondia melhor (porque já estava mais do que provado que com biscoitos era só quando lhe apetecia). Agora o engodo é uma garrafinha de plástico cheia de pedrinhas. Ele adora e para já está a resultar.

O pior é que ele tem ataques de euforia misturados com desrespeito para com os donos (vá-se lá imaginar :p) e, por isso, também estamos a adoptar uma postura de 'tolerância 0'. Quando começa um ataque é repreendido e sai da escola de castigo.

Hoje foi o primeiro treino que fiz nesta modalidade e, ao contrário do que eu queria fazer, não fui ver um treino feito com o dono antes de fazer eu, para ter uma ideia do que fazer, quando fazer, e como fazer.

Resumindo, o Timon saiu da escola de castigo passado 5 minutos por ter-se armado em cabra montesa e por me desrespeitar (até parece mentira :s). Contudo, hoje sinto que foi em grande parte por minha culpa porque fui um bocado desajeitada e tenho consciência que podia ter corrido bastante melhor se eu também tivesse tido uma melhor performance...

Paciência, melhores treinos virão! Pelo menos com o dono estão a correr melhorzito...

terça-feira, 28 de agosto de 2007

6 meses

Pois é, já tem 6 meses, completados hoje! Embora ainda não esteja na perfeição, está um cão mudado, o gremlin está mais calmo e emerge lá das profundezas menos vezes.

Dos quatro quilinhos que tinha quando veio para nós, cresceu rapidamente para os 27 kg que tem actualmente. Veio mudar as nossas rotinas e, apesar de termos menos tempo para as nossas coisas, de saber ser bastante chato (ele quando quer é mesmo insistente) e de às vezes levar a nossa paciência ao limite, é extremamente compensador ter esta 'sombrinha' sempre atrás de nós.

Priva-nos de algumas coisas sim, mas dá-nos muito mais... É o nosso Timon e eu não mudava (quase) nada nele!


segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Do mal o menos...

É como às vezes me sinto perante a pressistência e teimosia do monstrinho. Às vezes é desesperante!

Mas verdade seja dita, mesmo que ele não melhorasse o comportamento que tem actualmente, já estava para lá do paraíso comparado com o que ele era quando era pequeno. Hoje em dia é desafiador e desrespeitador mas também é em doses relativamente moderadas que têm mais de chatas do que outra coisa. Antigamente era mesmo para uma pessoa ficar lesionada e a sangrar.

Hoje já tenho amigos que o vêem como ele está agora e ficam admirados porque já não rosna ou vira o dente quando lhe tentamos dar uma festa ou brincar com ele. Hoje ouvi de uma amiga "Já lhe conseguimos dar festas!" e é mesmo verdade, antes era tarefa complicada.

Pois é, parece que foi há muito tempo e quando penso nisso até parece que foi mentira, mas ainda me consigo lembrar que há três, quatro meses atrás quase não se conseguia dar festas a este bichinho sem ficar com marcas nos braços... Pensando bem, hoje em dia tenho o melhor cão do mundo, um cão quase bem comportado :p

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Férias :D

Uma vez li algures a máxima "Um cão cansado é um cão feliz" e concordo plenamente com ela (desde que ele se canse de forma positiva, claro!). Se tomarmos esta máxima em consideração, o Timon nestes dias que passámos de férias esteve extremamente feliz :)

Foram dias espectaculares, em que o Timon se portou muitíssimo bem e que tenho a certeza que ele adorou (nós adorámos). Deixo abaixo algumas fotos para documentar estas mini-férias:

Primeiro, na casa do 'bisavô adoptivo' divertiu-se imenso. Com imenso espaço para correr e brincar, com relva e terra para escavar :s e com um novo amigo de quatro patas, chamado Lord, disponível durante todo o dia para brincar.






As pedras da calçada do 'bisavô' também eram muito saborosas...


... e o lago dos peixes foi motivo para horas de entretém. De um lado para o outro, como caçador atrás da sua presa, o Timon não largava o lago e o movimento dos peixes. Escusado será dizer que no primeiro dia saltou logo lá para dentro para tentar apanhá-los. Azar dos azarinhos, os peixes têm um esconderijo para onde podem ir. Hehehehe



Depois rumámos à Serra do Gerês e ficámos numa aldeia típica, daquelas que se mantiveram inalteráveis à séculos, ainda com as casas todas feitas de pedra. O Timon teve o seu primeiro contacto, ainda que matendo alguns metros de distância, com vacas, cabrinhas, galinhas, e todos esses animais do campo. As vacas foram as que ele adorou mais, ladrando entusiasticamente sempre que se cruzava com uma manada delas.

Aqui foi o delírio! Sempre a correr e a fazer caminhadas por trilhos e caminhos, à descoberta de coisas novas.




Na casinha típica que alugámos na aldeia, as escadas eram um bocado íngremes e o sr. Timon tinha medo de as descer. Por isso, sempre que queria descer do primeiro piso, gania a pedir ajuda e tinha que ser carregado ao colo :p


(Nota: não, não está a fechar os olhos, está simplesmente a olhar para baixo. A lei da gravidade nestes cães tem um efeito muito forte! Hehehe)


E claro, cada riacho, lagoa, pedaço de água que encontrávamos, o Timon estava lá! Tinha medo de ir para onde não tinha pé, mas adorava ir para a água. Nunca pensei que gostasse tanto!






Resumindo, foram poucos dias mas gozados da melhor forma. Souberam a pouco mas aguçaram o apetite para mais... E realmente é verdade, "um cão cansado é um cão feliz" (e isso via-se), mas também posso acrescentar que um cão cansado dá muito descanso aos donos :)

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Custou muito dizer que não :(

Há poucos dias atrás num post que escrevi considerei a hipótese de ter outro cão, ficando assim com dois. Hoje essa hipótese podia tornar-se realidade. Um irmão do Budinha podia ter-nos sido dado. Ficámos logo os dois divididos entre o coração e a razão. O coração a gritar bem alto que SIM mas a razão a dizer NÃO. Depois de muito ponderar, e porque decisões destas não se podem tomar só com o coração porque estamos a falar de uma animal que vai viver durante mais de uma década e implica um compromisso a longo prazo, tomámos a muito custo e com muita pena nossa a decisão de não ficar com um torrãozinho lindo.

Por nós tínhamos ficado com ele, se bem que em termos financeiros também iria complicar bastante as coisas, mas não podemos só pensar na alegria que nos iria dar ter dois monstrinhos em casa. Temos que pensar que neste momento levamos o Timon para a maior parte dos sítios para onde vamos porque como é só um, e apesar do tamanho que já tem, é bem aceite pelas outras pessoas nas suas casas. Com dois o caso muda de figura. Também se for preciso deixá-lo a cargo de alguém, com dois é muito complicado conseguir quem o faça. Ou seja, porque queremos que o cão faça parte da nossa vida quotidiana e não queremos ser obrigados a deixá-lo sozinho mais do que tempo realmente necessário, por motivos económicos e por várias outras razões, para já vamos ficar só com o Timon. Custou-nos muito tomar esta decisão mas acho que é a mais acertada :(


Agora coisas mais alegres: as férias já começaram e estão a correr lindamente! As fotos ficam prometidas :)

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Problema ou tique? ;)

Desde sempre o Timon andou de uma forma muito bamboleante. Abanava muito a anca. Como não temos historial absolutamente nenhum dos pais do Timon, a displasia da anca era uma hipótese que não podiamos colocar de parte.

Há algum tempo perguntei à veterinária se achava melhor fazer um despiste e ela disse que, como não havia historial, era sempre melhor despistar qualquer hipótese. Na escola do Timon, por causa do seu andar à 'modelo de passerelle', também já nos tinham aconselhado a fazer despiste à displasia.

Andávamos relativamente preocupados e hoje, primeiro dia de férias, lá fomos nós a caminho da faculdade de medicina veterinária fazer o raio-x. Trouxemos o exame e fomos à veterinária do Timon. Resultado NEGATIVO. O Timon aparenta ter umas pernas fortes e saudáveis, com umas articulações e uns encaixes perfeitinhos. No entanto, e para termos um certificado reconhecido, quando o monstrinho fizer um anito (idade mínima), fazemos o raio-x que mede os ângulos e coisas afins e que é o documento oficial.

Ora fica então a questão: se ele não se abana todo porque tem um problema de ancas, porque será que se abana? Será gay? Se for não faz mal, eu sou uma dona liberal! eheheh

E se fossem dois?

Com a passagem do Budinha cá por casa (foi assim que batizei por um dia o Labrador pequenino que passou cá a noite), fiquei com o bichinho atrás da orelha (metaforicamente falando)... Gostei de ver os dois canitos na palhaçada. O Timon não o largava mas o pequenito também não se fazia de rogado e respondia à letra. Também vai ser fresco, vai...

Toda a gente que me conhece sabe que ADORO cães! Tenho cães desde que me lembro e é realmente um animal que adoro de coração. E ao contrário do que muita gente diz, incluindo toda a minha família (exlcui-se aqui a madrinha do Timas), acho que os cães não são impróprios para apartamentos. Tudo depende dos cães, dos donos, e das rotinas que se estabelecem.

Apesar disto tudo, se me perguntassem há dois dias atrás se queria outro cão para além do Timon, eu dizia que não, que um bastava, que já nos ocupava muito tempo e que não existe num apartamento muito espaço para ter vários cães. O Budinha veio cá a casa e eu percebi que quem tem um, não fica com muito mais trabalho se tiver mais outro. Excluindo a questão monetária (que pesa bastante), até acho que dois cães com idades relativamente parecidas dão o mesmo trabalho que um. Entretém-se um ao outro, brincam um com o outro, ficam menos dependentes de nós e deixam-nos mais tempo livre para fazermos as nossas coisas (por nossas coisas entenda-se aspirar atrás deles, porque com dois 'bisontes' constantemente aos pulos, é ver pêlo a saltar aos tufos e constantemente).

O dono, de há uns tempos para cá, diz que quer três. Respondo sempre da mesma forma "és louco! Quando tivermos uma vivenda!" mas agora dois já não me faz confusão. Apaixonei-me por aquele Budinha esturricadinho! Confesso que se não tivesse já donos, ficava com ele sem pensar duas vezes.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

E agora o pão de forma...


Sim, é verdade, ele comeu o pão todo numa manhã! A embalagem cheia! Como vêem, sobraram uns pedaços lá no fundo para contar a história :p

Os minutos não esticam

Saí do trabalho uma hora mais tarde, ia para férias e tinha que deixar pontos de situação de todos os projectos em curso. Meto-me no carro e pisei o acelerador. Ligo o rádio e oiço que hoje há jogo do Benfica e que a 2ª circular está com muito mais trânsito do que o costume. Olho para o relógio e penso que com sorte ainda dá, que a locutora pode estar enganada. Chego a casa, pego na bolsa de treino, na trela, no Timon, ponho-o a fazer as suas necessidades e apresso-o para o carro. Meto-me a caminho e fico parada na estrada pouco depois de sair da A1. Olho para o relógio e por fim, já no meio do trânsito, dou-me por vencida, era tarde demais!

A escola do Timon vai estar estes dias fechada e nós antes de terça ou quarta-feira não estamos cá. Queriamos que ele tivesse o mínimo de tempo sem ir à escola porque com os progressos que tem feito (para trás) ele precisa de lá ir sempre que possível. Eu tentei, tentei mesmo sabendo que saindo do trabalho às 19h30 já era muito complicado conseguir lá chegar, mas conformei-me com a realidade - os minutos não esticam mesmo!

Resultado, fui com ele para expo tentar treiná-lo sozinha e claro que era melhor ter estado quieta porque fazer-lhe treino em terreno aberto é mesmo missão impossível! Lá me rendi mais uma vez às evidências e andei a passear com ele, deixei-o brincar com os amiguinhos de quarto patas que ali há às carradas e dei um passeio a pé.

Depois, passámos em casa da amiga Maggie que tinha lá um amiguinho de quatro patas, um Labrador preto com cerca de dois meses e que amanhã vai ser entregue aos seus novos donos. Como a dona da Maggie tinha que sair e para ele não ficar sozinho num sítio estranho, eu trouxe-o e ele vai passar aqui a noite com o Timon até ir amanhã conhecer a família nova. São tão lindos os dois juntos (dispensava era o Timon a ladrar para o outro, mas de resto são lindos)!


PS: é muito chato não ter a máquina fotográfica disponível para registar momentos assim e ter que recorrer ao telemóvel :s

Conforme prometido

num post passado, aqui fica a foto do Timon com a sua produtividade de uma manhã como pano de fundo (ainda falta a foto do pão de forma, ou melhor, da embalagem vazia) :s

Ontem foi um dia para esquecer...

Simplesmente a paciência ontem foi esgotada até à última gota (e se eu tenho muita)! Por vários motivos, ontem devia ter sido um dia só cheio de alegrias e boa disposição, mas acabou por não ser :(

Mas como optimista que sou, hoje é um novo dia e as férias de uma semana e meia vão começar amanhã! :D No fim desta semana vamos rumar ao norte e a família de dois e meio (somos nós) vai passar cinco dias de relax e brincadeira!

Vão ser as primeiras férias do Timon. Será que se vai comportar??? Apostas aceitam-se :p

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Santa madrinha :p

Acho que ainda não referi aqui mas o Timon tem uma madrinha: a tia Joana.

Nos últimos tempos a madrinha tem sido uma ajuda preciosa porque nos dias que eu não consigo vir a casa almoçar e levá-lo à rua, ela vem cá, leva-o à rua e faz-lhe um bocado de companhia.

Não é tarefa fácil visto que neste momento também é necessário por-lhe as gotas nos olhos por causa da conjutivite e isso não é nada fácil. Esta tarefa assemelha-se a domar um touro selvagem que gosta de se defender com dentadinhas de amor...

Para a madrinha do monstrenguinho um MUUUUUUITO OBRIGADA! (Joana, ninguém disse que ser madrinha de um gremlin era fácil) lololol



quarta-feira, 8 de agosto de 2007

As figuras que eu faço

Como já referi muitas vezes, o Timon fora de casa está-se bem barimbando para os biscoitos que eu lhe ofereço e com os quais o tento atrair para fazer os treinos.

Pois bem! Embora o Timon esteja muito melhor na escola no que diz respeito ao andar ao lado (e também na rua embora não consiga que se interesse pelo biscoito), existem alturas que ele não podia estar a borrifar-se mais para a minha pessoa e para os biscoitos deliciosos que eu tenho para lhe oferecer. Nessas ocasiões, e hoje foi o caso, obriga-me a andar ali que nem uma maluca para tentar que me dê atenção (não que adiante de muito). Além de me fartar de rir sozinha enquanto vou a falar e a tentar cativar o monstrenguinho, tenho a nítida impressão de que faço uma figurinha um tanto ou quanto 'triste' (digamos assim)! Mais do que uma impressão, tenho fortes certezas. As pessoas devem pensar que sou louca :p

Como eu digo, mais vale rir do que chorar eheheh! Dona sofre...

Vídeo #2 - O primeiro dia

Partilho aqui o primeiríssimo filme do Timon. Fomos buscá-lo no dia 14 de Abril mas ainda fícámos esse fim-de-semana no norte (região de onde o Timon é natural). Chegámos a casa no dia 15 à noite. Este vídeo foi feito no dia 16 - o primeiro dia efectivo do Timon em casa. Tinha ele um mês e meio :)

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Era tão lindo (e ainda é)!

Como momentaneamente não tenho máquina fotográfica, resta-me mostrar algumas das fotos do meu gremlinzinho quando era mais novo (2 meses). Uma doçura só...


segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Vídeo #1 - O pequenote

Porque vi no site do Byte (um amigo do Timon) uns vídeos tão giros dele, deu-me também uma grande vontade de partilhar o boneco que o Timon era quando era pequenito. Apenas com dois mesitos e um dia.

Mas não se deixem enganar, foi nestas primeiras semanas que eu fiquei desesperada de tão ruim que o bicho era. Era morder-me a torto e a direito. Eu era o brinquedo preferido dele para morder e desde cedo que me começou também a rosnar.

Pelas imagens ninguém diria!!! Resumindo, tenho saudades do ursinho de peluche que ele era mas não tenho saudades nenhumas do gremlin que habitava aquele corpo 24 horas por dia.



Legenda: Esta é a figura que o Timon ainda faz, embora agora mais contida, quando recebe uma guloseima nova (no outro dia foi com uma rodela de cenoura :p)

Se o Timon fosse uma menina...

... seria assim! eheheheheh (que maldade)



Hidratos de carbono com fartura

Na semana passada cheguei a casa à hora do almoço e deparo-me com um lindo cenário. Além da destruição já habitual de todos os folhetos promocionais a que consegue deitar as patas, o sr. Timon não se contentou e foi ligeiramente mais além...

No fim do dia anterior eu fui fazer as compritas lá para casa. Nem é habitual mas desta vez comprei uma embalagem de pão de forma, caso quisesse fazer algumas torradas ou assim. No dia seguinte de manhã olhei para o pão de forma e pensei que era melhor colocá-lo mesmo no fundo da bancada para o bicho não ter ideias loucas. Pois é, parece que as teve e que é o cão elástico porque ele lá chegou ao pão de forma.

Tal foi o meu espanto quando, no meio da chuva de papel esfarrapado, encontrei um plástico todo amarfanhado! Aproximei-me e aí é que percebi o que era. Da embalagem de pão de forma grande (não era das pequenas), o mostrengo tinha deixado apenas duas fatias e meia para contarem a história. Ele comeu uma embalagem de pão de forma INTEIRA numa manhã!!! Rasgou o plástico e tirou de lá de dentro as fatias do pão :s

Lição aprendida: ele chega onde quiser. A partir de agora só se guardam coisas destrutíveis ou comestíveis dentro dos armários ou em cima do frigorífico :p

Nota: tenho a minha maq. fotográfica emprestada e por isso tirei umas fotos com o telemóvel. Assim que conseguir passá-las (leia-se: quando o dono as passar) coloco-as aqui.

sábado, 4 de agosto de 2007

Conjutivite

Ainda não está curado da otite e já tem outra maleita: conjutivite :(

Não se queixava mas começamos a ver que aquelas remelas eram de dimensões anormais e quando dum olho começaram a ser verdes... O que vale é que Timon deixa por as gotas nos olhos muito facilmente, não esperneia nada e agora já se notam melhorias :) Mais uma semana de gotas e já deve ficar bom!