quinta-feira, 31 de maio de 2007

Vamos a banhos...

Na terça-feira foi o dia do primeiro banho. Francamente já estava a precisar que aquilo já não estava a ir lá com as toalhitas. Assim como há cães que fogem da água, o Timon, enquanto eu esperava que chegasse a água morna, estava a tentar beber toda a água que saía do chuveiro!

Correu às mil maravilhas. Só o secador é que acho que não foi muito apreciado mas olha, paciência :)


segunda-feira, 28 de maio de 2007

3 Meses...

Hoje o Timon faz três meses :) Pelas minhas excursões pela net, já sabia que eles cresciam muito e tudo mais mas é impressionante observar este crescimento de dia para dia.

Às vezes de manhã olho para ele enquanto faz alguma asneirola e parece-me maior, maior que no dia anterior. Claro que pode ser impressão minha mas não é à toa que ele anda a crescer cerca de 1,5 kg por semana. Noto principalmente devido aos comentários das pessoas que só o vêem semanalmente ou quinzenalmente. Ficam espantadas com a diferença.

A primeira foto que recebi dele, enviada pelo dono da mãe dele, devia ter ele cerca de um mês (mais dia menos dia). Agora olhem e digam-me lá se parece o mesmo cão...



O Timon com um mês


O Timon com dois meses

O Timon com três meses


sábado, 26 de maio de 2007

Grandes passeatas

Hoje passámos a tarde no passeio. Foi uma tarde em cheio (e também cansativa, tanto para o Timon como para os donos). Estivemos em dois parques e o Timon pôde correr e brincar com dois amigos: um que arranjou no primeiro parque, chamado Lucky, e a Maggie, uma Golden Retriever de uns amigos com quase um ano com que o Timon gosta muito de brincar.



Agora, depois de tanta correria e brincadeira, e já em casa, dorme aqui no tapete ao meu lado. O descanso do guerreiro, por fim...

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Foi ontem o grande dia...

Era só para ser no fim de semana mas como na terça foi-nos dito que ele ladrou o dia todo e que ontem foi a tarde toda, optámos por arriscar moderadamente (visto a vet ter dito para o levar à rua a partir do fds) e levá-mo-lo à rua.

Ui foi uma alegria e uma luta também. De repente deitava-se, sentava-se, queria cheirar tudo e todos... agora fazer aquilo que mais nós queriamos (não preciso de dizer o quê, pois não?) é que nada... ou melhor, só quando entrou em casa.

Hoje de manhã a mesma coisa, muito mais bem comportado, lá fui com ele às 7 da manhã para um passeio que demorou meia hora. Necessidades que é bonito, só aquelas que fez na cozinha durante a noite e as que fez assim que entrou em casa depois do passeio (e não foi coisa pequena)!

Eu lá vou com o saco no bolso na esperança que de repente se faça luz naquela cabecinha, mas para já nada. Tenho fé que depois da primeira vez é que vai ser... vamos lá ver...

quarta-feira, 23 de maio de 2007

E depois de um dia cheio de asneiras


em que nos contraria em tudo com ataques de gremlin por tudo e por nada, acalma-se e mostra esta carinha de anjinho! Não há quem resista! (este ar de fofo é a melhor arma que tem para nos desarmar)

Castrar ou não castrar, eis e questão...


Ando aqui com um grande dilema! Claro que ainda é cedo mas não sei se no futuro hei-de castrar o Timon ou não. (a fazer, devem ser feitas no primeiro ano).

Eu não tenho a certeza se ele é um Golden Retriever 100% puro. Ele foi fruto de uma gravidez não planeada. A mãe é Golden pura mas existem dúvidas sobre se o pai é Golden ou não. O dono original tem cadela e cão, os dois puros. No entanto, existe uma possibilidade de ter havido algum cão que, literalmente, tenha 'pulado a cerca'. O Timon é TODO Golden mas nunca se sabe, pode haver ali genes misturados.

Por causa disse, não o poderei honestamente utilizá-lo para criação. Por isso e também pelo facto dele estar, digamos assim, um BOCADINHO longe de ser a mansidão característica e desejada nos Golden. Daí a minha grande questão: Castrar ou não castrar? Daquilo que já tenho investigado sobre o tema, e já foi bastante, eis os pontos em avaliação:

Prós-castração:
1. Possibilidade de ficar mais calmo (bem precisamos)
2. Redução da probabilidade de vir a desenvolver problemas de saúde daqui a alguns anos
3. Eliminação do desejo pelas cadelas e, consequentemente, frustração de não poder 'realizar-se'
4. Fica menos possessivo e dominante (bem precisamos)

Contra-castração:
1. Possibilidade de engordar
E pronto, não encontro mais contras... e não me venham com a masculinidade e blá blá blá que isso não pega comigo!

Em todo o lado li que eram estes os prós e contras. Até uma amiga que está a terminar o curso de veterinária me aconselhou a castrá-lo caso não o fosse usar para procriação. Eu estava completamente decidida... não haviam dúvidas. No entanto, na última visita à veterinária, ela disse-me que na nossa cultura não era hábito castrar os cães, que nos EUA é que se castravam todos os cães, e que não era algo que aconselhasse a não ser para resolver problemas específicos como o cão andar a marcar o território por toda a casa, tornar-se agressivo, etc. Até disse mais, que não estava provado que fizesse alguma diferença em termos médicos :s

Ora agora pergunto, será que tudo o que li estava errado ou será que é a opinião isolada de uma veterinária? Eu sinceramente acho que o que li não estava errado e a opinião da veterinária só me veio fazer pensar numa coisa: será que estou na veterinária certa? Será que esta não terá um pensamento já retrógrado e desactualizado no que é actualmente aconselhado?

Não sei... tenho que pensar... mas para já ainda continuo convencida no SIM.

terça-feira, 22 de maio de 2007

O líder do covil

Diz-me o meu gajo ontem "Ele está tão mansinho. De manhã, até eu sair de casa, portou-se lindamente. Tão fofinho!"

Respondo eu "Pois, já tinha gasto todas as energias comigo, a saltar-me às pernas, a desafiar-me e a tentar-me abocanhar"

Mas é verdade, o bicho realmente tem-lhe mais respeito do que a mim. Ao princípio não era assim mas de há um tempo para cá mudou a percepção que tem de líder. É lixado, eu é que o escovo e o limpo com toalhitas a ver se fica minimamente limpo até poder tomar banho. Eu é que o treino e à custa do meu trabalho já se senta e deita à ordem, eu é que dispendo mais tempo a brincar com ele, e depois ele é que é o respeitado... não é justo, não é justo não senhora!

Resta-me acrescentar que apesar de sermos os dois donos, pode-se constar no boletim do monstro que eu é que sou a PROPRIETÁRIA. O nome do dono não aparece lá :P Ora só isto deveria ser mais do que razão para eu ser a mais respeitada! Sou a PROPRIETÁRIA!!!!

domingo, 20 de maio de 2007

Faltam só 6 dias :)




Dia 28 já vai fazer 3 meses mas desde que o temos, o Timon foi mostrando o quanto conseguia personificar cada vez melhor um pequeno gremlin (não se deixem enganar pelo ar mansinho e doce que tem). Cada vez mais achava que podia mandar e não se coibia de tentar morder 'à séria' quando era contrariado.

Nós desde sempre tentámos impor-lhe limites porque tem que saber que somos nós que mandamos mas sempre sem lhe bater (não que às vezes nao me apetecesse, mas pronto). Saltar para nos morder era o prato do dia. Prova disso são as minhas pernas que, mesmo através das calças de ganga, estão todas arranhadas e, mais que tudo, os meus braços. Eu acho que as pessoas que os vêem devem achar que ando a domar gatos selvagens. O 'menino' não podia ser contrariado que começava a rosnar mesmo a sério e a morder.

Esperamos, e cada vez mais acreditamos, que isto seja devido à energia acumulada. Desde que nasceu esteve ao ar livre e depois, com um mês e meio, viu-se fechado em casa sem poder ir à rua... acho que eu também ficava frustrada. Das duas vezes que o levámos a andar livremente na rua (em jardins privados em que sabemos que não existem nem existiram cães) ele fica muito melhor, mais calmo e muito menos agressivo).

Eu confesso que passei aí alguns dias que achava que ele nunca ia acalmar e que tinha em mãos um cão realmente agressivo. Contudo, na útlima semana tenho notado alguns progressos (tirando os furos que me fez num dedo na sexta-feira e uns ataquitos mais ocasionais).

Ontem foi levar a segunda dose de vacinas e daqui a uma semana já tem luz verde da veterinária para ir à rua, para junto de outros cães... Mal podemos esperar, ele vai adorar e nós também. É notória a ansia que tem para ir para a rua! Se o ponho à janela da cozinha fica deliciado, se abrimos a porta da rua para alguém entrar, dispara para a porta do prédio. Faltam só seis dias...

sábado, 19 de maio de 2007

Retrospectiva do crescimento da "fera"

Só para fazer um pequeno enquadramento, aqui vai uma retrospectiva do crescimento da "fera" desde a altura que o fomos buscar, tinha ele seis semanas e meia e pesava 4 kg. Só para que se tenha uma noção, até agora cresceu em média 1,4 kg por semana...

Dia em que conheceu os novos donos...




Passados alguns dias...





Já com dois meses... e porque já cresceu bastante, pensa que pode estar onde quiser. Tem alguns problemas a acatar os comandos das autoridades (donos) e, por isso, Gremlin com eles :s

Durante semanas foi persuadido a fazer as necessidades no jornal, até comprámos aqueles panos absorventes próprios para eles lá fazerem, mas nada. Acho que é muito mais atractivo destruir tudo, rasgar jornal em tirinhas muito pequenas e nos panos simplesmente recusava-se. Tentámos as técnicas que vimos e lemos em todo o lado... nada. De vez em quando lá ia ao jornal mas eram mais as vezes que o desfazia todo do que as que o utilizava. Desistimos... agora estamos à espera de o poder levar à rua. Temos esperança que aí é que vai ser :)