quarta-feira, 11 de março de 2009

Não bastava o raio da alergia

Para quem segue este blog com alguma regularidade, sabe que o Timon infelizmente sofre de uma grande alergia... a ácaros, vá-se lá perceber. Felizmente, com as vacinas de dessensibilização, o mal tem sido atenuado e até está a reagir bastante bem. Possivelmente irá fazer tratamentos 'ad aeternum' como nos disse hoje a dermatologista, mas pronto, do mal o menos, está mais atenuado.

Ora com um mal semi-controlado, tinha que aparecer alguma coisa mais, só alergias não tinha graça, ''?

No Sábado passado descobrimos que o Timon é epiléptico. Passo a explicar como se descobriu. Já por duas ou três vezes que a cansá-lo na garagem (nas épocas de chuva) ele parece que ficou sem forças nas pernas, como se fosse a desmaiar, descaindo delicadamente para o chão. Passados escassos segundos, estava bom novamente. Nunca chegou a perder os sentidos mas algo se passava ali. Como se trata de uma garagem, com menos circulação de ar e porque ele já estava exausto, pensámos que fosse falta de oxigenação do cérebro que o fizesse ter aquelas supostas quebras de tensão.

No entanto, no Sábado aconteceu na rua, aqui à porta de casa, coincidência ou não, também depois de andar a correr e de se excitar. E pelo que o dono conta, por momentos, ele acha que o monstro deixou de o reconhecer por desorientação pura. Claro que fomos ao vet nessa tarde.

Após análises para despistar outras possibilidades, o diagnóstico do vet foi claro: epilepsia. Para já nada de preocupante pois ele nunca teve nenhum verdadeiro ataque. É uma questão de o irmos controlando e registando caso aconteça algum episódio e pronto, nada de stress se tudo continuar assim.

Eu bem sabia que o tico e teco por vezes faziam faísca dentro daquela cabeça. Aqui está a prova. Mais, eu cá suspeito que ele não é epiléptico mas sim 'epiléctrico', isso sim :)

5 comentários:

Indi e Vicky disse...

Olá Timon, ainda não conseguimos decidir quem é mais valente, se tu ou se os donos!

Desejamos-te saúde a triplicar e juízo para não andares sequer perto de ter um ataque*
"Long live the king, Timon"

Sara Alves disse...

Alo Timonzinho!
Então andas a pregar sustos aos teus donos?
Tem juizino e toma conta de ti :)
Estou desejosa que chegue dia 22 para te dar umas grandes beijocas ***

Beijinhos e lambidelas
Sara e Pu

Anónimo disse...

Timon, grandes donos tens tu!!!

Epilepsia normalmente assusta os donos dos 4 patas, de tal forma que o mais facil é "dar" o amigo:( (nunca percebi pq!!)

Van Dog disse...

Creio que, no pior dos casos, terás que tomar uns comprimidos para manter a situação sob controlo. De resto, acho que não há problemas de maior.
(e cheira-me que ainda vais ter umas doses extra de mimo, Timon...)

Margarida disse...

Nada que não se controle, mas é um susto valente. Eu que o diga, o meu Esteves Maravilha também tem Epilepsia e é complicado, pois quando termina a convulsão eles não nos reconhecem e ficam muito assustados, mesmo desorientados. Muito mimo e tentar pouca excitação ( eu sei, por isso é que digo, tentar ). De Epiletico para Epiletico ... boas Timon !!