terça-feira, 25 de março de 2008

Será infecção?

Desde o incidente de Sexta-feira no tapete da sala, que o Timon tem andado com o tracto urinário um bocado descontrolado. No Sábado à tarde fez um xixi na varanda, coisa que nunca tinha feito. No Domingo fez no quintal da minha mãe, coisa que também nunca tinha feito e tendo acabado de fazer xixi na rua há cerca de 20 minutos. Até aí achei estranho mas ainda atribuí a situação a ele ter ido à praia e tal.

Agora estranho estranho é ele ontem durante a manhã ter feito xixi na varanda e hoje fez não só durante a manhã como também durante a tarde. E não foi coisa pouca!

Ele desde os sete meses que nunca mais fez xixi em casa e um descuido é uma coisa, agora por rotina é outra. Começo a perguntar-me se ele não terá uma infecção urinária qualquer. Se isto continuar, lá vamos nós para o veterinário.

E já agora peço a vossa ajuda: Já alguma vez aconteceu isto ao vosso cão ou conhecem alguém a quem tenha acontecido?

sábado, 22 de março de 2008

Praia e diversão

Apesar de quinta-feira ao fim do dia o Timon ter-se portado mesmo muito muito muito muito mal e de eu ter ficado super desiludida com ele (nem me apetece relatar o episódio para não recordar coisas tristes), e ter ficado de castigo o resto da noite toda, ontem lá fomos com ele para a praia para aproveitar o bom tempo e o facto da época balnear ainda não ter aberto.

Eu ainda estava um bocado chateada com ele do dia anterior, porque ele não merecia este passeio, mas já não havia nada a fazer e lá fomos nós.

Fomos com mais quatro amigos de quatro patas: o Calvin, a Gucci, a Bernina e o Sol. Foi super divertido. Correram, brincaram, andaram na água a apanhar bolas, fizeram tudo o que quiseram e divertiram-se imenso, assim como os donos. Soube-me muito bem aquele fim da manhã e início da tarde na praia :) E depois tentamos ir sempre para praias com restaurantes com esplanada que dê para levar os cães. Assim conseguimos levar os 'quatro patas' atrás quando queremos almoçar qualquer coisa.

Aqui ficam as fotos. Atenção que sou inexperiente com esta máquina, pelo que as fotos sairam um bocado brancas a mais. Eu não tenho a culpa! Estava no automático, a máquina é que não percebe :p


O Timon

A Bernina e o Sol

A Gucci e o Calvin

O Timon, o Calvin e a Bernina


Além da água que demos a Timon na praia, quando chegou a casa o monstrinho bebeu duas taças de água. Depois da sesta o pobre coitado não se aguentou e descuidou-se mesmo ali, deitado no tapete da sala :s

segunda-feira, 17 de março de 2008

É preciso ter sorte :s

Hoje vim a saber que o meu novo vizinho (cuja porta está encostadíssima à minha) tem alergia a pêlo de cão. E como o meu cão até nem larga pêlo nem nada... isto promete :s

Como boa vizinha que sou ;) já tirei a porcaria de tapete de entrada que comprei quando nos mudámos mas que francamente não vale um chavelho furado.

(é assim mas com um cão)

Por muito que o sacudisse, era um contentor de lixo autêntico porque acumulava terra e pêlos do cão como se valessem ouro. Só ainda não o tinha trocado porque não encontrei ainda um como quero... Tem que ser um que seja de fácil limpeza... sem possibilidade do lixo se entranhar dentro dele...

Agora vamos ver como é que esta relação corre. Pelo menos a vizinha pareceu ser simpática pois pediu-me da melhor maneira pare eu 'limpar' o tapete.

Já percebi que estes não vão ser os vizinhos a convidar para um programinha cá em casa. Não pelas pessoas que são mas ainda dava um piripaque ao rapaz. Mas a verdade é que o pêlo do Timon também se faz notar pelo prédio todo :s

domingo, 16 de março de 2008

O cão que não se sabe sentar

O Timon tem uma característica... digamos... cómica. Não se sabe sentar como um cão normal, com as patas traseiras por baixo do corpo, tal cão de loiça. Quer dizer, as vezes acontece mas não é o mais usual.

O normal no monstrengo é sentar-se com as patas de trás relativamente afastadas. Estas começam a escorregar para os lados lentamente e o resultado é uma pose o menos imponente e o mais cómica possível. Ás vezes parece que está a tentar fazer a esparegata. Se calhar tem ali um talento de ginasta a querer revelar-se!

E o mais engraçado é que além da pose pouco digna, e em pisos mais polidos, as patas dianteiras começam a escorregar para a frente como se o chão estivesse escorregadio. E como ele tem as unhas curtinhas de tanto correr e saltar, estas também não servem de grande ajuda para fincar as patas no chão. Escorregam o bocadinho, ele retoma a pose, escorregam, retoma a pose, e assim sucessivamente até sair daquela posição. É realmente um espectáculo digno de se ver!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Alergia a tudo e mais alguma coisa

Mesmo com o tratamento e a ração xpto, o Timon continua com as suas coceiras. As da barrinha melhoraram imenso mas continua a roer as unhas e a lamber as patas e a coçar a cauda e a base da cauda. De tal forma que na passada quarta-feira fui descobrir que já tem a base da cauda cheia de crostas de tanto se morder devido à comichão.

Lá foi o dono com ele à dermatologista que está a seguir o monstrinho. O prognóstico não foi muito bom. Além deste menino ter alergia alimentar, muito provavelmente também tem alergia ambiental :s Para conseguirmos saber exactamente ao quê, lá foi o sangue do Timon para Barcelona para fazer um teste xpto que nos vai dizer ao que é que ele é alérgico. Depois disto possivelmente irá ser criada uma vacina específica para o caso dele, que será administrada em três doses, e cada uma é uma graaande pipa de massa. Meu rico seguro :D Se eles soubessem no que se iam meter recusavam o seguro à partida!

Como o Timon continuava muito magrinho, queixámo-nos também à veterinária. Esta ração ele sempre comeu muito bem. Já comia 600gr. por dia quando normal deveriam ser cerca de 450gr. No entanto, talvez devido ao exercício diário que faz e também ao metabolismo dele, mesmo a comer 150 gr. a mais por dia, não engordava. Então a veterinária deu-nos luz verde para lhe aumentarmos a quantidade. Resumindo e concluindo, este bicho come cerca de 800/900 gr. de ração por dia e lambe o fundo à tigela. Já pesa mais um quilo e já o noto menos escanzelado. Agora vamos ter que vigiar esta anormalidade de ração que ele come porque esquelético não mas se continuar assim a comer acho que vai ficar um leitão em três tempos.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Sozinho em casa

No Sábado o dono de um amiguinho do Timon (labrador com 11 meses) comentava que já o deixava em casa sozinho, com acesso a todo o lado menos ao quarto, sem que ele destruisse nada, com raras excepções de meias ou alguma roupa que apanhasse. Nessa altura pensei "será que o Timonstrinho também já não destruiria nada se ficasse sozinho em casa?" Virei-me para o dono e disse "temos que experimentar! Arranjamos um esquema qualquer que envolva webcams ou qualquer coisa assim e fazemos um teste (connosco por perto de casa caso a coisa não resultasse muito bem)".

Como o Timon agora fica na varanda quando não está ninguém em casa, não tem destruido nada. A única coisa que fica acessível é a roupa do estendal e por isso ele nunca mostrou grande interesse, tirando uma ou outra meia muito raramente. Tem sido um descanso mental e financeiro.

Mas, e porque há sempre um mas, acho que o Timon percebeu a minha conversa e quis deixar bem claro as capacidades deles de se controlar no que toca a destruição quando fica sozinho: NENHUMAS! Hoje esquecemo-nos dos meus ténis na varanda, num sítio que até estava relativamente protegido devido ao estendal da roupa. Já adivinham o desfecho não já? Pois é, adeus ténis! Um deles ficou com o calcanhar todo destruído :s

Lição a aprender: ainda é cedo demais para testar as capacidades não destruição do Timon quando ele fica sozinho...

(fotos não tenho porque a máquina avariou-se)